segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

THELMA RESTON

Thelma Reston nasceu em Piracanjuba, Goiás. Atriz de cinema, teatro e televisão - Thelma foi uma das atrizes mais premiadas nos palcos. Estreou na telinha na novela Gabriela em 1975. E atuou ainda em Transas e Caretas, Aquele Beijo, Negócio da China, Helena entre outras.
Era uma das atrizes preferidas do dramaturgo Nelson Rodrigues que dizia que "uma predestinação" levava Thelma Reston para seu teatro e seus filmes. "Ela estreou na minha peça 'A Falecida'. Posso dizer que percorreu meus textos. Faço também questão de confessar que sou seu admirador há muito tempo. Bem sei que o brasileiro admira pouco. Não tenho este defeito horrendo. Admiro Thelma Reston e cada vez mais. Direi, por fim, que é uma grande atriz", disse Rodrigues, de acordo com um perfil sobre a atriz publicado no site da Funarte.
No cinema apareceu com destaque em Os Sete Gatinhos e Terra em Transe. No teatro participou de inúmeros sucessos como: Hoje é Dia de Rock; A Falecida; Pedra, a Tragédia e etc.
Foi namorada do músico Zé Keti na década de 1960. Deixou dois filhos: Luciano e o também ator Renato Reston.

E mais:

Luiz Pimentel participou de vários programas humorísticos das décadas de 1970/80. Esteve no filme Gugu, O Bom de Cama em 1979. Mas seu grande momento foi no teatro, quando participou do sucesso Um Show em Alta Rotatividade ao lado de Rogéria e Agildo Ribeiro. Esteve também na peça O Auto da Compadecida ao lado do ator Roberto Azevedo.

 Sandoval Mota nasceu na Bahia. Estudou interpretação com Pascoal Carlos Magno. Sua primeira peça foi no Teatro Duse: Põe o Dinheiro no Bolso, Rodrigo. Logo após atuou em Lampião, Tropeiros, Frank Sinatra 4815, A Compadecida (1975) entre outras. Produziu o espetáculo Terror e Miséria do III Reich com Margarida Rey e foi assistente de direção de Ziembinsk, com destaque para a peça: Adorável Júlia. Estreou na televisão na década de 1950 fazendo Teatro Infantil na TV com produção de Fabio Sabag e texto de Lúcia Benedetti. Fez apenas uma novela: Tempo de Viver em 1972 ao lado da atriz Adriana Prieto. No cinema atuou nos filmes: Café Na Cama, O Sexualista, O crime no Sacopã e Massacre no Supermercado. Seu último trabalho como ator foi em um episódio do Sítio do Picapau Amarelo - O Rapto das Estrelas em 1982. Sandoval foi casado com a atriz de teatro Cordeli de Araújo com quem teve um filho: Cláudio José. Faleceu no dia 01 de junho de 1987 de complicações respiratórias.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

LUCY MEIRELLES

Lucy nasceu em Itirapina, interior de São Paulo no dia sete de setembro de 1928. Iniciou a carreira como radioatriz na década de 1950. Trabalhou na TV Excelsior e TV Tupi. Fez muito sucesso nas novelas: Ídolos de Pano, Éramos Seis, As Pupilas do Senhor Reitor e Mulheres de Areia (1973), onde interpretou Isaura, personagem interpretado por Laura Cardoso no remake da rede globo. Umas das atrizes preferidas da autora Ivani Ribeiro. Seu último trabalho foi no filme Bonitinha, Mas Ordinária com Lucélia Santos. Lucy faleceu em 1982 vítima de ataque cardíaco. Tinha 54 anos.

E mais:

Ivonete Vieira atuou na televisão e no teatro. Fez sucesso nas novelas: Eu Preciso Voltar, Vidas Cruzadas e Melodia Fatal. Foi casada com o galã Edgard Franco com quem teve três filhos. É tia do ator Alexandre Nero. Abandonou a carreira.